27 de jan. de 2015

SITE "GALILEU" APLICA AS 3 LEIS DE NEWTON EM BRITNEY SPEARS


Britney Spears pode não ser um exemplo de virtude e decoro para a juventude da nação. Mas, ao analisar a trajetória da menina meiga do Clube do Mickey que despontou como performer nabokoviana, é possível aprender alguma coisa. Britney pode ser acusada de usar playback ou depender do autotune, mas, se tem uma coisa ela entende bem, é de física. Pode ser que não seja consciente, mas as leis propostas por Sir Isaac Newton, em 1687, no livro ‘Princípios Matemáticos da Filosofia Natural’, caem como um look jeans-com-jeans na cantora. No livro, o cientista inglês descreve o comportamento estático e em movimento dos corpos materiais. Sim, são as três leis de Newton, o conceito que AHAZA nos estudos da mecânica.

Primeira Lei de Spears
Basicamente, a primeira lei de Newton diz que objetos que estão em movimento tendem a permanecer em movimento, enquanto os que estão parados tendem a ficar parados. É o que os físicos ou as mães de filhos preguiçosos chamam de Lei da Inércia. Apesar de ter começado a carreira ainda criança no The Michey Mouse Club, pode-se dizer que Britney deslanchou mesmo em 1999, quando lançou o hit ‘...Baby One More Time’. Assim, como uma bola rolando em uma ladeira eterna e sem atrito, ela não parou mais. Até 2007, foram quatro discos de inéditas, uma coletânea, participações em filmes, incluindo um papel principal em ‘Crossroads — Amigas Para Sempre’ e até uma apresentação (meio zoada) no Rock in Rio, em 2001. Sem tempo para descansar, a cantora se firmou na carreira à custa de muito trabalho, dedicação e porrada em paparazzi.

Em um artigo, o especialista em ciência comportamental e colunista do Huffington Post James Clear mostra que o princípio da inércia não é mérito de gente famosa. Dá para aplicá-lo também ao nosso dia a dia para acabar com a procrastinação. Uma dica simples para sair do mar de gatinhos do Facebook e começar a trabalhar é a Lei dos Dois Minutos. Ou seja, se você está estagnado, encontre um jeito de começar uma tarefa em dois minutos. Não importa como. Se precisa fazer um relatório, abra o Power Point e coloque as informações básicas lá. Se precisa escrever um texto, abra o Word e digite frases soltas. Se precisa começar uma carreira de diva pop internacional, lance uma música grudenta de adolescente com apelo sexual. E deixe a inércia fazer o resto.

Segunda Lei de Spears
Diz a segunda lei de Newton que força é igual à massa vezes aceleração (F = m.a). Por ser um vetor, a força envolve intensidade e direção. Assim, quando Britney quis abandonar a fama de inocente, ela precisou trabalhar duro (intensidade) e encontrar um novo foco (direção). Foi então que, em 2003, ela chocou a sociedade ao se entregar à ~sensualidade~ e dar um rumo mais provocativo à carreira. Não foi nada simples. Para mudar sua imagem, Britney dançou com cobras, rompeu com o namorado boa-praça Justin Timberlake, beijou Madonna e Christina Aguilera, lesionou o joelho durante a gravação de um clipe e, por fim, “surtou”. Se isso foi saudável, é outra história, mas pelo menos ela conseguiu apagar a fama de virgem angelical. Para Clear, saber onde aplicar a força de trabalho é tão importante quanto trabalhar muito. Por isso, ser produtivo requer tomar decisões. Se forem as certas, melhor ainda.

Terceira Lei de Spears
Newton propõe em sua terceira lei que, quando um corpo exerce força sobre outro corpo, esse outro corpo exerce uma força de igual intensidade só que em sentido contrário. Baseado neste conceito, o consultor James Clear alerta que, na hora do trabalho, somos influenciados por dois tipos de força: as produtivas e as improdutivas. Enquanto uma está relacionada a foco, positividade e motivação, a outra tem mais a ver com stress e falta de sono, por exemplo. No caso de Britney, as forças improdutivas incluíam amizade com Lindsay Lohan e Paris Hilton, aparições sem calcinha, cabelo raspado depois de uma crise nervosa, passagem pela polícia, perda da guarda dos filhos e (a coqueluche da internet) agressão a um paparazzi com um guarda chuva (!)... Não foi um ano fácil. Tanto que existe uma lei da física que diz que se Britney Spears sobreviveu a 2007, então você pode sobreviver ao dia de hoje. Por fim, depois da desastrosa apresentação de ‘Gimme More’ no VMA 2007, em que Britney aparece sem rumo na vida, a cantora conseguiu se reerguer ao fazer a balança pender para as forças produtivas. Assim, com diferentes condições de temperatura e pressão, ela voltou ao batente e fez a lei da inércia trabalhar a seu favor novamente. Leave Britney alone!

Texto: Galileu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário