12 de jan. de 2014

10 ANOS DO SINGLE "TOXIC"


Hoje o single Toxic, um dos mais famosos da carreira de Britney Spears completa 10 anos de lançamento. Ele saiu no seu quarto álbum de estúdio, In The Zone e foi lançado em 12 de janeiro de 2004, pela Jive Records como segundo single do álbum. 

Co-escrita e produzida por Bloodshy & Avant, a canção foi inicialmente oferecida para Kylie Minogue, mais ela o rejeitou. Spears nomeou Toxic a sua música favorita em toda sua carreira, e inicialmente teve que convencer sua gravadora a lançá-la como single. 

Toxic é uma canção dance-pop com influências de electro e música bhangra, acompanhada por cordas de alta-frequência e vocais sussurrados. Suas letras referem-se a ser viciada em um amante. A canção foi bem recebida pela crítica, que considerou como a faixa mais forte do In the Zone, ao elogiar seu gancho e refrão.

Toxic alcançou o sucesso mundial, alcançando o top-cinco em quinze países, enquanto que ficou no topo das paradas na Austrália, Canadá, Hungria, Noruega e Reino Unido. Nos Estados Unidos tornou-se seu primeiro single a ficar entre os dez primeiros em quase quatro anos sem que Britney atingisse essa posição. 

O vídeo da música de acompanhamento para a canção retrata Spears como uma agente secreta em busca de um frasco com um líquido verde. Depois que ela rouba, ela entra em um apartamento e envenena namorado infiel. O vídeo também inclui cenas intercaladas de Spears nua com diamantes sobre seu corpo. Após o incidente com Janet Jackson, o vídeo foi considerado meio atrevido para a MTV e foi transferido para a programação de fim de noite.

Spears performou Toxic em uma série de apresentações ao vivo, incluindo o NRJ Music Awards em 2004 e em suas turnês. Foi o número de abertura da The Onyx Hotel Tour (2004), na The Circus Starring Britney Spears (2009), além da versão oriental na Femme Fatale Tour (2011). A cantora também apresenta a canção atualmente no seu show Piece of Me em Las Vegas.

Toxic foi regravada por vários artistas e já apareceu em filmes e séries de televisão como Knocked Up, You Again, Doctor Who, Chuck e Glee.

Toxic rendeu a Spears seu primeiro Grammy na cerimónia de 2005 na categoria de Melhor Gravação Dance, ao ganhar sua credibilidade entre os críticos. A canção foi incluída em várias listas como uma das melhores músicas da década, e tem sido observado por redefinir o som da música dance-pop. Toxic também é considerada uma das canções de definição para Spears. O vídeo da música também é conhecido por mostrar Spears pela primeira vez como uma mulher adulta, confiante, confortável com sua própria sexualidade.


Fonte: Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário