15 de nov. de 2013

ESPECIALISTAS PREVEEM VENDAS DO CD "BRITNEY JEAN"


A indústria musical dos Estados Unidos está vivendo uma queda brusca na venda de CDs — de 800 milhões em 2002 para apenas 316 milhões após 10 anos.

Apesar de ser o maior mercado no mundo, a venda de CDs está cada vez mais difícil, e parece que principalmente as cantoras não estão em um bom momento no mercado norte-americano.

Especialistas e sites de música publicaram diversos artigos nos últimos dias comentando sobre os lançamentos de grandes nomes do cenário pop, como Katy Perry, Miley Cyrus e Lady Gaga, e as estatísticas não são nada animadoras.

“Os CDs estão morrendo diante de nossos olhos”, disse o comentarista da indústria fonográfica Bob Lefsetz, na revista Variety. “Todo mundo está interessado nos singles, e ninguém tem tempo para se sentar e ouvir por mais de uma hora o que [o artista] tem a dizer [com suas músicas do CD].”

Falando em lançamentos, Katy Perry é a artista que teve o melhor desempenho até agora entre as cantoras pop, vendendo 286 mil cópias de seu álbum Prism — apesar de ser um número relativamente baixo, este é o melhor desempenho de uma artista pop desde abril de 2012, quando o álbum MDNA da Madonna vendeu 359 mil na semana de estreia. Miley Cyrus, que se manteve em grande destaque na mídia durante meses e teve singles com grande repercussão global, vendeu 270 mil cópias — ela está atualmente em sua quarta semana de vendas, e contabilizou menos de 45 mil cópias.

A previsão de vendas para Britney Spears também não estão muito diferentes. O Artpop de Gaga deverá vender entre 260 e 300 mil cópias, apesar de todo o esforço da cantora na divulgação. E sobre o Britney Jean? [O álbum] não chegará nem perto desses números”, afirma Keith Caulfield, da revista Billboard.

Já entre os homens, o mercado parece estar mais favorável. Justin Timberlake vendeu 968 mil cópias de seu CD 20/20 Experience na semana de lançamento em março. Eminem, que acaba de lançar o álbum The Marshall Mathers LP 2, vendeu 792 mil cópias. O grupo One Direction, que lançará um novo álbum em duas semanas, provavelmente terá 500 mil cópias vendidas segundo os especialistas.

Ao que tudo indica, nenhum outro CD terá um desempenho de grande destaque em 2013 quanto os lançados por Justin Timberlake e Eminem.

Para relembrar o desempenho dos últimos três álbuns de inéditas de Britney em suas respectivas semanas de estreia: Femme Fatale (276 mil cópias) em 2011, Circus (506 mil cópias) em 2008, e Blackout (290 mil cópias) em 2007.

Fonte: X-Britney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário