8 de abr. de 2012

FÃ DE BRITNEY ESPANCADO POR NEONAZISTAS É ENTERRADO NO CHILE


O jovem gay chileno Daniel Zamudio, morto na terça-feira do dia 27 de março depois de ser atacado brutalmente por um suposto grupo neonazista, foi sepultado na sexta-feira do dia 30 após um funeral marcado por protestos pelo fim da discriminação no país. O cortejo fúnebre do jovem de 24 anos partiu de sua casa, em São Bernardo, e percorreu um longo trajeto até o cemitério de Santiago tendo sido acompanhado por milhares de pessoas com flores e panos brancos.

A morte de Daniel Zamudio causou comoção em todo o país. O jovem agonizou por três semanas no hospital. Seus assassinos o espancaram, o queimaram com cigarros, marcaram seu corpo com símbolos nazistas e o apedrejaram. “Quero agradecer em nome de toda a família. Haverá tempo para a justiça, só peço respeito e agradeço de coração por cada gesto e lágrima derramada por meu irmão”, disse seu irmão Diego para a multidão que exigia medidas para proteger as minorias.

Com a morte de Zamudio, o governo anunciou que irá acelerar as discussões no Congresso sobre a lei antidiscriminação que tramita há sete anos. “O governo quer que o projeto da lei Antidiscriminação possa tramitar da forma mais rápida possível para que a morte de Daniel Zamudio não seja em vão”, ressaltou o porta-voz Andrés Chadwick. A lei, destinada a proteger as minorias raciais, sexuais e religiosas, sanciona penalmente quem realizar ações contra estes grupos.

O projeto de lei foi aprovado em novembro no Senado e agora precisa ser ratificado na Câmara dos Deputados, onde legisladores de direita já expressaram a sua oposição. Em agosto, o governo de Sebastián Piñera enviou ao Congresso um projeto de lei que regula as uniões civis, inclusive as do mesmo sexo, mas não estabelece a possibilidade de matrimônio.

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, lamentou o crime que custou a vida do jovem chileno e exortou ao Congresso chileno a aprovar a lei contra a discriminação. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos pediu ao Chile uma investigação séria para não se perder na impunidade.

Em cima do caixão, os familiares de Daniel colocaram uma foto de Britney Spears, o ídolo dele.
Fonte: Britney Spears BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário