6 de jan. de 2008

"Britney Spears vira princesinha do rock"diz Cabrini


Uma característica de alguns telejornais é apostar no jornalismo opinativo. Depois que uma notícia é apresentada, o âncora faz um pequeno comentário sobre a matéria. Esse tipo de telejornal pode causar muitas polêmicas, a começar entre os teóricos do jornalismo.

Há quem ache que esse tipo de jornalismo escancara de vez a posição do telejornal e do jornalista de forma verdadeira, sem passar esse tipo de posição através das entrelinhas do conteúdo jornalístico. Enquanto outros ainda pregam o jornalismo imparcial.

Por outro lado, a polêmica pode ser causada na própria opinião passada pelo jornalista. Na noite de ontem ((4), o apresentador do Jornal da Noite da TV Bandeirante, Roberto Cabrini cometeu uma gafe interessante depois de comentar uma matéria de seu jornal.
Depois de exibir uma matéria sobre a cantora Britney Spears e a intervenção que a polícia fez em sua casa porque a cantora não queria entregar seus filhos para seu ex-marido, Cabrini soltou a seguinte pérola: “A princesinha do rock precisa aprender a ser cidadã!”.

O problema desses comentários é se empolgar e falar o que não se sabe. Pra começo de conversa Britney Spears nunca foi a princesinha do rock, no máximo foi a princesinha da música pop, mas isso faz muito tempo. O rock passa longe dos trabalhos de Britney Spears.

Mas o caso é que a gafe não acaba aí. Vale a pena ir ao dicionário. Cidadão: “Habitante de uma cidade. Indivíduo ao gozo dos direitos civis e políticos de um Estado”. Bem, no caso Britney, estava em sua residência e não queria entregar seus filhos para o ex-marido. Desde quando esse tipo de atitude, não tão ortodoxa assim, seria algo de alguém não cidadão?

Cabrini poderia fazer como na música apresentada no mesmo momento no canal concorrente, que dizia: “é preciso estar atento e forte”. Não somente Cabrini, como qualquer outro jornalista em exercício de sua profissão, para assim evitar informar e formar conceitos errados para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário